sábado, 3 de julho de 2010

Complexidade e Ensino a distância

Como não é possível examinar um quadro de mosaicos, é preciso que vejamos
o quadro, e não as pedrinhas ou pontos de que é feito, assim a pedagogia fundada
na epistemologia da complexidade pretende que os professores façam com que seus
alunos sejam capazes de reunir num todo harmonioso as inúmeras informações com as
quais são, a cada instante, e “constantemente envolvidos”. Ter uma cabeça bem-feita,
objetivo da pedagogia da complexidade, é fazer com que o aluno tenha o saber com a
inteligência. (MONTAIGNE, 1973, p 75).

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A avaliação da aprendizagem e suas inquietações

Uninter: Grupo Educacional

A avaliação configura-se no processo educacional como um momento de especial significado: trata-se de uma preciosa oportunidade de ensino e aprendizagem, de formação e de educação dos alunos.
A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes. Desta forma precisa ser discutida e repensada.

Início: 19 de julho de 2010.
Término: 30 de agosto de 2010.
Duração: 7 semanas.
Certificação: 40 horas.
Horário: As aulas ocorrerão no período da tarde, segundas-feiras, das 18h às 18h 50 (horário de Brasília).
Material didático: Será disponibilizado no AVA.
Curso de extensão universitária
Inscrições ● Vagas limitadas
Consulte a disponibilidade nos polos de apoio presencial
Objetivo:
Discutir o papel da avaliação no cotidiano escolar apresentando a visão de pesquisadores e profissionais da área.
Público-Alvo:
Professores, alunos e demais interessados na área.
Metodologia:
Metodologia: Aulas dinâmicas e interativas transmitidas ao vivo via satélite, com tutoria semanal.
Inscrições:
para alunos das IES do Grupo UNINTER*: R$ 25,00
para comunidade externa: R$ 50,00
*Alunos de cursos presenciais poderão utilizar este curso como atividade complementar, obtendo equivalência posterior.


Curso ofertado em Herval d'Oeste, Videira e Caçador


A avaliação da aprendizagem e suas inquietações


A avaliação configura-se no processo educacional como um momento de especial significado: trata-se de uma preciosa oportunidade de ensino e aprendizagem, de formação e de educação dos alunos.
A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes. Desta forma precisa ser discutida e repensada.
Modalidade: EAD
Início: 19 de julho de 2010.
Término: 30 de agosto de 2010.
Duração: 7 semanas.
Certificação: 40 horas.
Horário: As aulas ocorrerão no período da tarde, segundas-feiras, das 18h às 18h 50 (horário de Brasília).
Material didático: Será disponibilizado no AVA.
Curso de extensão universitária
Inscrições ● Vagas limitadas
Consulte a disponibilidade nos polos de apoio presencial
Objetivo:
Discutir o papel da avaliação no cotidiano escolar apresentando a visão de pesquisadores e profissionais da área.
Público-Alvo:
Professores, alunos e demais interessados na área.
Metodologia:
Metodologia: Aulas dinâmicas e interativas transmitidas ao vivo via satélite, com tutoria semanal.
Inscrições:
para alunos das IES do Grupo UNINTER*: R$ 25,00
para comunidade externa: R$ 50,00
*Alunos de cursos presenciais poderão utilizar este curso como atividade complementar, obtendo equivalência posterior.